23 junho, 2018

A invenção da montanha-russa


Pintura de L. Solomatkin. "Maslenitsa". 1878
Domínio público

A montanha-russa realmente foi inventada na Rússia. Os russos amam andar de trenó desde tempos imemoráveis. O próprio Pedro, o Grande adorava esse passatempo e lhe conferiu o selo real de aprovação.
Durante seu reinado, foram construídos ao redor de São Petersburgo pavilhões especiais com ladeiras de madeira anexas. No inverno, eles eram ensopados com água, criando um percurso cheio de emoção para os doidos por adrenalina do século 18.
A residência do tsar em Oranienbaum, próxima a São Petersburgo ainda ostenta uma dessas ladeiras, onde Catarina, a Grande, gostava de escorregar em seu trenó.
Havia montanhas-russas de verão também, com carrinhos de madeira. Foi assim que a montanha-russa invadiu a Europa no início do século 19, quando a atração "Les Montagnes Russes à Belleville" (As Montanhas Russas de Belleville) abriu em Paris.
A montanha-russa como a conhecemos hoje, porém, foi inventada nos EUA, baseada no conceito russo. Ironicamente, o que chamamos de montanha-russa na atualidade é chamado de "montanha-americana" na Rússia!

Gueorgui Manaev, RUSSIA BEYOND

Poderá também gostar de ver
Novos conceitos de montanha-russa
Eutanásia-russa

Nenhum comentário: