25 junho, 2018

Países não métricos

O sistema métrico é um sistema de medição internacional decimalizado, que surgiu pela primeira vez na França, durante a Revolução Francesa, em virtude da dificuldade de funcionamento do comércio e da indústria devido à existência de diversos padrões de medida.
Você pode nomear dois países que ainda não adotaram o sistema métrico?
De acordo com o The World Factbook, publicado pela Central Intelligence Agency (CIA), o Sistema Internacional de Unidades é o sistema oficial de medidas para todas as nações do mundo, com exceção de Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Algumas fontes, no entanto, identificam a Libéria como um país métrico.
Russ Rowlett opina que "os EUA adotaram o sistema métrico em 1866. O que os EUA não conseguiram fazer é restringir ou proibir o uso de suas unidades tradicionais em áreas que tocam o cidadão comum: construção, transações imobiliárias, comércio varejista e educação".
Em 1962, o Brasil emitiu um selo de 100 cruzeiros comemorativo dos 100 anos do sistema métrico no País.

Extraído de Como é gostoso dirigir em quilômetros, blog EM:
Em 1975, o Congresso aprovou a Lei da Conversão Métrica (Metric Conversion Act), que declarou o sistema métrico como o sistema preferencial dos Estados Unidos. O Conselho Métrico (U.S. Metric Board) foi criado para implantar esta conversão. Em consonância com a ideia da conversão, as placas de trânsito da rodovia Interestadual 19, que liga Tucson, Arizona, ao México foram alteradas, de modo a que as distâncias fossem mostradas apenas em quilômetros.
A experiência métrica dos Estados Unidos provou ser de curta duração. A Lei de Conversão Métrica e o Conselho Métrico foram desmantelados apenas sete anos depois de terem sido criados. Cerca de 40 anos mais tarde, o país continua comprometido com o seu padrão habitual de medição. No entanto, se você estiver disposto a esquecer as milhas, pegue a Interestadual 19 só para ver como é gostoso dirigir em quilômetros.
Se é por falta de um processo mnemônico, aqui tem um.

Nenhum comentário: