05 junho, 2018

O Manifesto do Chuchu

por Roberta Sudbrack (*)
Bastaria a chancela de Carmem Miranda, em minha opinião, para que a fama do chuchu fosse outra. Só isso já seria o bastante para que recebesse honras de Chefe de Estado ao chegar à feira livre todos os dias. Todos os outros legumes e verduras deveriam fazer uma flexão e baixar as cabecinhas enquanto ele passasse.
Ora, se numa de suas músicas mais conhecidas, esta inclusive, um belo desabafo, ela escolhe alguém como o chuchu para manifestar seu patriotismo e amor pelo Brasil! "Enquanto houver Brasil, na hora das comidas, eu sou do camarão ensopadinho com chuchu". O que mais podemos querer que ele prove? Que tem textura? Tem! Que tem sabor? Mas é claro que tem. Que tem personalidade? Das fortes! Que tem apelo? Ora, pergunte à Carmem Miranda, meu caro!
(*) Roberta Sudbrack é chèf autodidata.
Este manifesto está postado na íntegra em Gastronomix.
A clássica mistura dos ingredientes camarão e chuchu foi eternizada por Carmem Miranda neste samba de Vicente Paiva e Luiz Peixoto, "Disseram que Eu Voltei Americanizada", no qual ela respondeu a uma fria acolhida do público brasileiro ao voltar a nosso país.
O vídeo abaixo tem cenas com diminuição da nitidez. (PGCS)


Nenhum comentário: