09 setembro, 2017

Por que os pilotos kamikazes usavam capacetes?

Os kamikazes foram pilotos japoneses que deliberadamente jogavam seus aviões sobre os navios de guerra dos Aliados. Aviões kamikazes estavam cheios de bombas e explosivos, a fim de causar a maior quantidade possível de danos aos navios de guerra inimigos.
O uso de um capacete seria um exercício inútil nessas situações. A colisão de um avião contra um navio de guerra inevitavelmente resultaria na morte do piloto, não importando o que ele estivesse usando na cabeça.
Agora, vamos voltar à pergunta original: Se esses caras eram pilotos suicidas, voando para a sua própria destruição, por que diabos eles usavam capacetes?
Primeiro de tudo, eles não usavam capacetes. Isso é um equívoco. Eles usavam tampões de couro para aviadores, do tipo que vemos em Charles Lindbergh e Amelia Earhart nos filmes antigos.
Esses tampões de voo cobriam a cabeça e as orelhas. Protegiam os pilotos do frio e da surdez temporária já que eles voavam com o cockpit aberto. Diferentemente da maioria dos pilotos regulares, que fecham o cockpit durante o vôo, os kamikazes voavam com eles abertos para ter uma visão melhor ao cumprimento de suas missões.
Junte a isso outro detalhe menos lembrado sobre os pilotos kamikazes: suas missões eram muitas vezes abortadas por causa de turbulência, mau tempo ou problemas de visibilidade. Capacetes de proteção do piloto poderiam, nestes casos, ironicamente, proteger os futuros pilotos suicidas. E os kamikazes sobreviventes poderiam concluir a sua missão suicida num dia melhor (sic).


Heróis à força?

Nenhum comentário: