22 setembro, 2017

O excêntrico Napier

O matemático britânico John Napier (1550 - 1617) é conhecido como o decodificador do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal.
Além de seus interesses matemáticos, Ioannes Neper (seu nome em latim) adquiriu reputação de mágico e de praticante de alquimia e necromancia. Dizia-se que ele só viajava com uma aranha negra em uma caixinha e que um galo preto era seu espírito familiar.
Napier usou seu galo para determinar qual de seus servos estava roubando em sua casa. Ele fechou os suspeitos, um de cada vez, em um quarto com o galo, dizendo-lhes para acariciá-lo. O galo então diria a Napier qual deles era culpado. Na verdade, o que aconteceu é que secretamente ele cobriu o galo com fuligem. Os servos que eram inocentes não teriam nenhum escrúpulo em acariciá-lo, mas o culpado certamente o teria, e quando Napier examinasse as mãos de todos, aquele com as mãos limpas seria o culpado.
Outra ocasião que pode ter contribuído para a sua reputação como feiticeiro envolveu um vizinho cujos pombos vinham comendo os grãos de Napier. O matemático advertiu-o que pretendia prender quaisquer pombos encontrados em sua propriedade. No dia seguinte, diz-se, Napier foi visto cercado por pombos invulgarmente passivos que ele estava colocando em um saco. É que Napier, na noite anterior, embebeu umas ervilhas em brandy,  antes de semeá-las, e os pombos que as engoliram haviam-se tornado incapazes de fugir.

Nenhum comentário: