01 setembro, 2017

O asteroide Florence


Hoje (01/09/2017, sexta-feira), o asteroide 3122 Florence fará sua aproximação máxima com a Terra. Por sorte, o corpo rochoso passará a uma distância de 7 milhões de quilômetros (18 vezes o espaço entre a Terra e a Lua), que é considerada segura.
"Alguns asteroides já estiveram mais perto da Terra, mas nenhum era deste tamanho”, afirmou o coordenador do centro de estudos da Nasa, Paul Chodas, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
O 3122 Florence foi descoberto em 1981 pelo Astrônomo Schelte Bus, no Observatório Siding Spring, na Austrália. De alguns lugares do mundo será possível observar a sua passagem com um telescópio. Austrália, Nova Zelândia e América do Norte serão as regiões mais privilegiadas para a visualização. Quem não estiver próximo de um ponto de observação poderá acompanhar a passagem do asteroide pelo projeto Telescópio Virtual. A transmissão começou ontem.
Não há risco de colisão com a Terra. O estrago seria grande se isto acontecesse, pois o Florence tem cerca de 4,4 quilômetros de diâmetro.
Acredita-se que o asteroide que extinguiu os dinossauros tinha cerca de 10 quilômetros.

Nenhum comentário: