11 setembro, 2017

O pedido de socorro SOS

Em 1906, a International Radiotelegraphic Convention adotou o sinal de socorro SOS por radio. Reunida em Berlim, essa convenção assinou um acordo internacional, com data efetiva a partir de 1º de julho de 1908, em que estabeleceu:
"Navios em perigo devem usar o seguinte sinal: · · · - - - · · ·, repetido em intervalos curtos".
O primeiro uso bem documentado do pedido de socorro SOS aconteceu no Arapahoe, em 11 de agosto de 1909, quando o navio sofreu um eixo quebrado no Oceano Atlântico, perto do Cabo Hatteras, em Carolina do Norte. No entanto, um artigo intitulado "Realizações notáveis sem fio", publicado em setembro de 1910 no Modern Electrics, sugere que uma chamada de socorro SOS anterior foi transmitida pelo Cunard line Slavonia, em 10 de Junho de 1909.
Embora o "SOS", ao ser criado, não tenha nenhum significado em relação a pedidos de ajuda, sempre foi associado com as frases "Save Our Ship", que traduzida significa "Salve Nosso Navio", ou "Save Our Souls", que é "Salve Nossas Almas", ou ainda "Send Out Succour" , que significa "Enviem Socorro".
Código Morse
É um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado de modo intermitente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico, dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímãs que atuam na emissão e na recepção de sinais.
Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos:
  • pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
  • ondas mecânicas (som), conhecido por morse acústico;
  • sinais visuais (luzes acendendo e apagando);
  • ondas eletromagnéticas (sinais de rádio).
Árvore binária para representar o Código Morse, Wikipédia

Poderá também gostar de ver
Pontos e traços | Como é o símbolo @ no Código Morse | T-O-R-T-U-R-A | Hideki Tojo

Nenhum comentário: