03 setembro, 2017

Baiano e os Novos Caetanos

Foi o nome de um trio musical e humorístico, composto por Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau, claramente inspirado nos nomes do conjunto Novos Baianos e do cantor Caetano Veloso.
Surgido nos anos 70 como uma sátira ao tropicalismo, Baiano e Paulinho Boca de Profeta (personagens de Chico Anysio e Arnauld Rodrigues, respectivamente) interpretavam canções com letras divertidas e engajadas.
Clássicos como "Vô Batê Pá Tu", que fala das delações na ditadura, e "Urubu Tá com Raiva do Boi", uma crítica à situação econômica do país e ao "milagre econômico brasileiro", e a bela "Folia de Reis", fizeram de "Baiano e os Novos Caetanos" um nome significativo no universo do samba-rock e da música rural.



Sobre Arnaud Rodrigues
Nascido em Serra Talhada-PE, a 6 de dezembro de 1942, Antônio Arnaud Rodrigues foi um ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro.
Trabalhou nos programas de Chico Anysio (que o considerava um de seus parceiros mais importantes) na TV Globo e em vários outros programas humorísticos. Em 1978, Arnaud Rodrigues gravou a faixa "A Carta de Pero Vaz de Caminha", integrada no disco "Redescobrimento", o primeiro reggae gravado no Brasil.
Na teledramaturgia teve alguns trabalhos marcantes, como o Cego Jeremias, cantor ambulante da versão de 1985 da novela "Roque Santeiro", além do imigrante nordestino Soró, personagem ingênuo e bem-humorado criado pelo escritor Walter Negrão para a novela "Pão Pão, Beijo Beijo".
Em 1999, após realizar dois shows na cidade de Palmas, decidiu se mudar com a família para a capital de Tocantins.
No dia 16 de fevereiro de 2010, Arnaud estava com mais dez pessoas em um barco no lago da Usina de Lajeado, a 26 quilômetros de Palmas, quando, por volta das 17:30, a embarcação virou devido a uma forte chuva com ventania característica da região naquela época do ano. Nove ocupantes do barco (entre eles a esposa do humorista e dois de seus netos) foram resgatados por moradores da região, mas o corpo de Arnaud só seria encontrado pelos bombeiros horas mais tarde. Apesar de saber nadar, o longo tempo de permanência na água, provavelmente tornou fatal o ocorrido.
Wikipédia

Sobre Chico Anysio
Ver aqui e aqui.

Nenhum comentário: