04 maio, 2017

Computadores com asas

Algum tempo atrás, Cory Doctorow (*) descreveu os aviões como computadores com asas, o que é uma descrição bastante precisa já que as aeronaves incorporam cada vez mais sistemas controlados por computadores.
Mas isso também tem o seu porém, porque se você tiver problemas com um dos computadores, você terá também problemas com o avião.
No caso do Boeing 787, a Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos teve de emitir uma ordem obrigando os operadores do modelo a desligar e religar os computadores, pelo menos uma vez a cada 120 dias.
Havia um erro na programação das unidades de controle dos quatro grandes geradores de energia do 787. E devido a isto, se elas permanecessem ligadas durante 248 dias, entrariam no modo de proteção contra falhas, parando os quatro geradores.

Siga lendo no Microsiervos.

(*) Cory Doctorow é um jornalista e escritor canadense de ficção científica, coeditor do blog Boing Boing. É defensor do copyleft, e suas obras de ficção são lançadas sob a licença Creative Commons. É autor de, entre outros livros, "Little Brother" (Pequeno Irmão), publicado no Brasil pela Editora Record. Doctorow defende que as leis de direitos autorais devem ser liberalizadas para permitir a livre partilha em todas as mídias digitais.

Nenhum comentário: