20 maio, 2017

Hans, o cavalo esperto

Hans Esperto (Clever Horse) era um cavalo de propriedade do professor de matemática Wilhelm von Osten, Além de professor de um ginásio, o alemão von Osten era frenologista, místico e treinador de cavalos amador.
Ele mesmo, segundo ele dizia, ensinara o cavalo a somar, subtrair, multiplicar, dividir, trabalhar com frações, dizer o tempo, o dia, o mês e o ano do calendário, diferenciar tons musicais, e ler, soletrar, e entender alemão.
Von Osten perguntava a Hans: "Se o oitavo dia do mês vem em uma terça-feira, qual é a data da sexta-feira seguinte?"
Hans respondia batendo com o casco no chão.
As perguntas podiam ser feitas oralmente ou na forma escrita. E von Osten exibiu Hans por toda a Alemanha, nunca cobrando ingresso.


As habilidades de Hans foram relatados pelo The New York Times, em 1904. Um painel formado por 13 proeminentes cientistas, conhecido como a Comissão Hans, estudou a fundo se o cavalo era de fato inteligente. E passou depois suas observações para o psicólogo Oskar Pfungst.
O psicólogo concluiu que Hans Esperto, na verdade, respondia à linguagem corporal de seu treinador. Esse resultado foi publicado em 1907.
Em 1909, von Osten morreu, e Hans foi adquirido por vários proprietários. Depois de 1916, não se teve mais notícia de Hans Esperto.

http://pballew.blogspot.com.br/2016/10/on-this-day-in-math-october-13.html

Poderá também gostar de ver – com ingresso
Mike, o galo sem cabeça

Nenhum comentário: