19 março, 2017

Quatro guitarristas negros

Jimmi Hendrix
James Marshall "Jimi" Hendrix (1942 - 1970) o guitarrista, cantor e compositor norte-americano é considerado o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes gêneros musicais. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizaram o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legatos baseados na escala pentatônica.
Chuck Berry
Chuck Berry ou Charles Edward Anderson Berry (1926) é apontado por muitos como o inventor do rock and roll. Berry foi influenciado por Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Waters, que acabaria o apresentando a Leonard Chess, da gravadora Chess. Enquanto ainda existem controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, como "Maybellene", de 1955, sintetizavam totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, com dicção impecável e diferentes solos de guitarra.
A maioria de suas gravações mais famosas foram lançadas pela Chess Records, com o pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below. Juntamente com o guitarrista Berry, eles se tornaram o sumário de uma banda de rock.
B.B. King
Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King(1925), começou a tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja com a Second Street e chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. É um dos mais reconhecidos guitarristas de blues da atualidade, sendo por vezes referido como o Rei do Blues. É bastante apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, prefere usar poucas notas. No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50 dólares.
A primeira grande oportunidade da sua carreira surgiu em 1948, quando atuou no programa de rádio de Sonny Boy Williamson, na estação KWEM, de Memphis.
Pouco depois do seu êxito "Three O'Clock Blues", em 1951, B. B. King começou a fazer turnês nacionais sem parar, atingindo uma média de 275 concertos/ano. Só em 1956 B. B. King e a sua banda fizeram 342 concertos! Dos pequenos cafés, teatros de gueto, salões de dança, clubes de jazz e de rock, grandes hotéis e recintos para concertos sinfônicos aos mais prestigiados recintos nacionais e internacionais, B. B. King depressa se tornou o mais conceituado músico de Blues dos últimos 40 anos, desenvolvendo um dos mais prontamente identificáveis estilos musicais de guitarra.
Stanley Jordan
Stanley Jordan (n. Chicago 31 de Julho de 1959) é um guitarrista e pianista americano de jazz/jazz fusion. Aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento, principalmente na técnica de tapping, que confere à guitarra os recursos de um teclado eletrônico.
A carreira de Stanley Jordan tem fatos tão pitorescos quanto sua técnica. Mesmo formado em teoria musical e composição pela Universidade de Princeton, ele escolheu viver a experiência de músico de rua, tocando em Nova Iorque, Filadélfia e outras cidades do Estados Unidos. A opção, ao contrário de outros casos, deu-lhe notoriedade. Afinal, os comentários davam conta de "um guitarrista incrível que tocava por alguns cents".
Jordan é fã da bossa-nova e inclui o Brasil no roteiro de suas turnês. Algumas vezes, já esteve no Ceará para fazer apresentações no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (cidade serrana a 110 km de Fortaleza).
Fontes:
http://revista.cifras.com.br/artigo/os-10-maiores-guitarristas_1955
https://pt.wikipedia.org/wiki/Stanley_Jordan
http://blogdopg.blogspot.com.br/2008/01/autumn-leaves.html




https://youtu.be/_PVjcIO4MT4
https://youtu.be/kT3kCVFFLNg
https://youtu.be/4fk2prKnYnI
https://youtu.be/3ruEkWMtdM8

Morre uma lenda do rock e da guitarra: Chuck Berry
Portal 247, 18/03/2017 - O pioneiro do rock Chuck Berry foi encontrado morto neste sábado (18) em sua casa em Missouri, nos EUA. O cantor-guitarrista, conhecido por singles como "Johnny B. Goode", "Roll Over Beethoven" e "Sweet Little Sixteen", tinha 90 anos.
Lembrando Chuck Berry em "Back to the Future":


Nenhum comentário: