24 março, 2017

O criptógrafo do Renascimento

Della Porta foi o fundador de uma sociedade científica chamada de Academia Secretorum Naturae. Criada em algum momento antes de 1580, a academia foi uma das primeiras sociedades científicas na Europa e tinha como principal objetivo estudar os "segredos da natureza".
Para aderir a ela, o candidato a acadêmico precisava antes de tudo provar que havia feito uma descoberta em ciências naturais. Entretanto, não era propriamente o método científico que era valorizado, mas o caráter "maravilhoso" da descoberta. Mas, com a suspeita de envolvimento com o ocultismo, a Academia acabou sendo fechada por ordem papal.
Della Porta inventou também um método que lhe permitia escrever mensagens secretas no interior de ovos.
Durante a Inquisição Espanhola, alguns de seus amigos foram presos. Usando uma mistura feita de pigmentos vegetais e alúmen, Della Porta escreveu mensagens para eles na casca de ovos, A tinta penetrava na casca do ovo, que é semiporosa. Quando secava, ele fervia o ovo, e a tinta sobre o exterior do ovo era depois lavada.
No portão da prisão, tudo era verificado pela carceragem. Mas, quando o destinatário na prisão tirava a casca, a mensagem podia ser lida na clara do ovo.
(Será que o método ainda funciona?)
Por esta e outras, o italiano Giovanni Battista della Porta (1535-1615) é considerado o maior criptógrafo do Renascimento.
Extraído de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Battista_della_Porta

TESTAMENTO. Na casca de um ovo

Nenhum comentário: