10 março, 2017

O Cruzeiro do Sul

É uma das constelações mais conhecidas pelos habitantes ao sul da linha do equador. Uma prova de sua popularidade é que está representada em várias bandeiras nacionais, como a do Brasil, da Austrália, da Nova Zelândia, da Papua-Nova Guiné e de Samoa.
O Mercosul também usa o Cruzeiro do Sul em sua bandeira. E outras unidades político-administrativa no Brasil (Estado do Paraná e alguns municípios) e no Mundo (territórios australianos) também o usam.
As estrelas da constelação
  • α Cru: Acrux (Estrela de Magalhães), de magnitude 0,76.
  • β Cru: Mimosa, de magnitude variável.
  • γ Cru: Gacrux (Rubídea), de magnitude 1,61.
  • δ Cru: Pálida, de magnitude 3,08.
  • ε Cru: Intrometida, de magnitude 3,59.
Na bandeira do Brasil, Acrux representa São Paulo, Mimosa, o Rio de Janeiro, Gacrux, a Bahia, Pálida, Minas Gerais e Intrometida, o Espírito Santo.
A constelação está no centro do brasão de armas do Brasil, e dá nome e serve de escudo para o Cruzeiro Esporte Clube, tradicional time de futebol de Belo Horizonte, Minas Gerais
Na falta de uma estrela polar brilhante, no hemisfério celestial austral, o eixo maior formado pelas estrelas Gacrux e Acrux indica o polo sul celeste.


O Vendedor de Estrelas
O vulgo, cada vez que olha para o céu e nele constata estrela de menos, que faz ele? Bota a culpa na poluição, "a feia fumaça que sobe apagando as estrelas". Até Caetano Veloso caiu na esparrela. Mas eu, não, pois sei quem responsabilizar pelo fato. Ben Jamil, o vendedor de estrelas, que prossegue fazendo seus bons negócios. Eu mesmo lhe comprei a estrela Épsilon do Cruzeiro do Sul que estava com o preço remarcado (para menos). A Épsilon, também chamada de Intrometida, é aquela quinta estrela mal posicionada (abaixo do braço da cruz), que compromete a Constelação do Cruzeiro do Sul. Pois é, tirando a Intrometida do céu austral, eu penso que dei a minha contribuição - estética - para o melhoramento de um dos símbolos da pátria. Paulo Gurgel
http://preblog-pg.blogspot.com.br/2008/02/o-vendedor-de-estrelas.html

Nenhum comentário: