30 março, 2017

Corais da Amazônia, um tesouro natural

Depois de 20 dias de expedição pela costa norte brasileira, o Greenpeace cumpriu a primeira parte de sua missão: mostrar ao mundo os recifes de corais da Amazônia.
Esta barreira fica na foz do Rio Amazonas - a 100 quilômetros da costa do Amapá (imagem) e a uma profundidade média de 180 metros. A estimativa inicial era de que a região dos recifes de corais da Amazônia tivesse 9,5 mil quilômetros quadrados. Nessa expedição, que não chegou a percorrer todo o território conhecido, pôde-se ver que não é só isso. Há indícios de que a área seja duas ou três vezes maior.
A barreira é um mosaico de biodiversidade formado por bancos de esponjas e de rodolitos, corais negros, crustáceos e peixes (inclusive de espécies que não se imaginava que fossem encontrados por lá, como o peixe-borboleta).
Contudo, empresas petrolíferas pretendem fazer perfurações na área da barreira, o que pode ameaçar o bioma. Para defender esta riqueza natural, o Grenpeace disponibiliza, em sua página Green Blog, uma petição em que está colhendo assinaturas.
Ontem (29), cerca de mil pessoas fizeram nas areias da praia de Copacabana uma manifestação em defesa dos corais da Amazônia.

Nenhum comentário: