25 dezembro, 2022

À medida que envelhecemos

O que diz a física
Adrian Bejan, cientista da Duke University, nos Estados Unidos, afirma ter descoberto a razão pela qual o tempo na infância e juventude parece durar mais do que na idade adulta.

"O TEMPO VOA"
De acordo com a pesquisa, publicada na revista European Review, isso ocorre porque com o passar dos anos a velocidade com que processamos as imagens diminui. Segundo o especialista, a física está por trás desse fenômeno de percepção do tempo, e assim o explica:
"As pessoas costumam se surpreender com o quanto se lembram dos dias que pareciam durar para sempre durante a juventude. E não é que suas experiências fossem mais profundas ou mais importantes, mas que naquele momento elas foram processadas mais rapidamente."
Dr. Bejan enfatiza que as transformações físicas experimentadas pelos nervos e neurônios à medida que as pessoas envelhecem desempenham um papel fundamental na percepção do tempo.
Essas redes de nervos e neurônios se desenvolvem, crescendo e se tornando mais complexas, de modo que os sinais devem percorrer caminhos cada vez mais longos para chegar ao cérebro. Além disso, quando esses canais começam a envelhecer e entram em processo de degradação, o fluxo de sinais elétricos adquire maior resistência.
Com o envelhecimento, a velocidade de processamento das imagens na mente é reduzida, diz o cientista. O movimento dos olhos das crianças é mais frequente que o dos adultos, por isso elas adquirem mais informações e processam imagens mais rapidamente. Por outro lado, os adultos percebem que o tempo passa mais rápido porque veem menos imagens novas em períodos iguais. O autor resume com a seguinte frase:
"Na juventude os dias pareciam durar mais, pois a mente jovem recebe mais imagens durante um dia do que a mesma mente na maturidade."
25/12/2016 - O tempo voa [cada vez mais], Blog EM

O que diz a poesia
"Aquí no hay viejos, sólo nos llegó la tarde", por María Cristina Camilo (VÍDEO)

Nenhum comentário: