19 dezembro, 2022

Guaxinins mais ilustres do que você

Por Jake Goldwasser
The New Yorker, 7 de abril de 2022

Em 1865, um espião confederado enviou uma carta divulgando a localização de um batalhão da União. Antes que a carta pudesse chegar ao general Robert E. Lee, um guaxinim em Roanoke, Virgínia, mastigou-a, garantindo uma vitória decisiva da União em Sailor's Creek e apressando o fim da guerra. Esse pequeno ato de ingestão foi mais impactante do que deve o conjunto de sua carreira.

Em 1919, um menino em Nova York ficou tão fascinado por um guaxinim juvenil subindo em uma árvore em seu parque local que decidiu dedicar sua vida ao estudo das ciências naturais. Aquele menino? Jonas Salk, inventor da vacina contra a poliomielite. E sua boa sorte em fazer jus à conquista desse brilhante guaxinim que salva vidas.

Em 1935, um assediado Franklin Delano Roosevelt estava quase sem ideias para conter os efeitos devastadores da Grande Depressão. Isto é, até que um guaxinim de oito quilos caiu do teto do Salão Oval, inspirando não apenas um reparo no telhado, mas toda a Works Progress Administration, que empregaria milhões de americanos. Mesmo se você conseguir uma promoção espetacular, é improvável que sua carreira rivalize com a deste pequeno e distinto onívoro.

Em 1967, um guaxinim fez história musical no Finsbury Park Astoria, em Londres, onde Jimi Hendrix, de 24 anos, tocava. O guaxinim, um fugitivo da Sociedade Zoológica, mastigou um fio, deixando o violão de Hendrix em silêncio. Em aperto, o artista ateou fogo no instrumento para manter o público entretido - uma performance que se tornou um acessório da imaginação contracultural. Você nem toca nenhum instrumento. O que aconteceu ao aprender ukulele? Para onde sua vida está indo?

Em 2018, um guaxinim que mora no De Witt Clinton Park, em Hell's Kitchen, consumiu uma pizza grande no estilo de New York, completa com cogumelos e calabresa, que sobrou de uma festa. Esta foi uma conquista que provavelmente supera qualquer coisa que você tenha alcançado ou possa esperar no futuro.

https://www.newyorker.com/humor/daily-shouts/five-raccoons-whose-careers-were-more-illustrious-than-yours [c/ 5 ilustrações]
Tradução: PGCS

Nenhum comentário: