12 dezembro, 2022

Como evitar o tsundoku

No arquivo: A loucura do livro


Você costuma comprar livros apesar de ter muitos livros não lidos? Embora você possa ter a boa intenção de ler os novos livros que adquire, eventualmente acaba empilhando-os – e culpa a falta de tempo ou de seu interesse em ler. Se isso soa familiar para você, então você está acometido do tsundoku!
Tsundoku é uma palavra japonesa que significa literalmente comprar materiais de leitura e empilhá-los. O professor Andrew Gerstle, que ensina textos japoneses pré-modernos na Universidade de Londres, disse à BBC que o termo pode ser encontrado impresso já em 1879. Tsundoku é composto de palavras diferentes - "tsun", que significa "empilhar " e de "doku", que significa "leitura".
Pois bem. Se você se sente culpado por essa pilha de leitura que não "desperta alegria" mais, então é hora de você implementar uma mudança em sua vida. Veja como você pode abandonar esse hábito e tornar-se um leitor inteligente:
Quantifique seu problema
Reúna todos os seus materiais de leitura não lidos - livros, revistas, jornais etc. Depois de obter um número claro da quantidade de literatura não lida que você tem, faça uma lista de coisas que você sabe que não vai ler e livre-se delas. Por exemplo: se você tem assinatura de revista, mas não leu a maioria delas, então é hora de encerrar a assinatura e economizar seu dinheiro.
Venda ou doe os livros que você não deseja mais ler/reler
Para escolher quais livros descartar, você pode seguir a regra de limitar o tempo para que qualquer livro fique na pilha de leitura. Agora que você tem alguns materiais que não pretende ler ou reler, é hora de descartá-los. Ou venda ou doe esses livros para outros leitores e abra algum espaço em sua estante.
Não se force a terminar esses livros pela metade
Às vezes, pegamos um livro, mas depois o entusiasmo para terminar de lê-lo se desfaz com o tempo. Se você se encontra preso a muitos desses livros pela metade, então é próbavelmente um sinal para dizer adeus a esse tipo de literatura. Lembre-se: a leitura deve ser um momento agradável e não uma obrigação.
Defina uma meta para comprar novos livros
Estabeleça uma regra para si mesmo para comprar novos livros - isso o ajudaria a não ficar na mesma situação de empilhar livros não lidos como antes. Por exemplo: defina uma meta pessoal de terminar pelo menos 10% de seus livros tsundoku antes de comprar um novo livro ou limite sua compra de livros a dois livros por mês.
Evite a livraria
Assim como evitar as tentações é uma boa maneira de ficar longe dos vícios, pode ser uma boa ideia ficar longe das livrarias por um período significativo de tempo. Isso irá ajudá-lo a não comprar novos livros impulsivamente.
Participe de uma biblioteca
Evitar ou limitar a quantidade de livros que você compra não deve afetar sua leitura de forma alguma. E assim, ingressar em uma biblioteca para ler livros é uma opção melhor do que comprá-los impulsivamente. Além disso, juntar-se à sua biblioteca local também é uma ótima maneira de socializar com pessoas que pensam como você e também é uma opção econômica. E você também pode tentar emprestar ou trocar livros com seus amigos e familiares para ler coisas novas e diversas.
Mantenha-se motivado
Mantenha o foco em seu compromisso de não acumular livros não lidos lendo blogs sobre vida minimalista e praticando a atenção plena. Isso irá ajudá-lo a manter a calma e motivá-lo a manter seu novo estilo de vida.

How to avoid tsundoku, The Times of India (Trad.: PGCS)

Nenhum comentário: