22 dezembro, 2022

Como um cogumelo psicodélico pode ter inspirado a lenda do Papai Noel

A humanidade levou 200 mil anos para "descobrir" os cogumelos. Embora eles nos acompanhem desde o surgimento de nossa espécie e sejam muito anteriores a nós, e superem também em muito tempo a maiaoria dos outros seres vivos na Terra, estamos apenas começando a entender seus mistérios em camadas - de suas propriedades como portais para o "Além" até sua condição de instrumentos de sondagem da natureza.
Mas, enquanto os cogumelos fazem parte de antigas tradições espirituais em todo o mundo, eles também podem ter inspirado o feriado mais materialista da civilização ocidental: o Natal. Uma espécie em particular: Amanita muscaria - um cogumelo cujas fortes toxinas têm propriedades psicodélicas, considerado o intoxicante mais antigo do mundo, inclusive anterior ao álcool em 10 mil anos.


Segundo a BBC, os xamãs do povo indígena Sámi da Lapônia ao ingerirem pequenas quantidades de Amanita muscaria em seus rituais visionários e beberem urina de suas renas, que comem o icônico cogumelo vermelho e branco como parte de sua dieta e metabolizam suas toxinas sem danos, também consumiam um fluido ainda contendo compostos psicoativos, mas livre de toxinas. Um dos efeitos psicodélicos conhecidos de Amanita muscaria em humanos é a sensação de voar, o que pode explicar a origem do mito sobre o homem vestido de vermelho e branco voando pelo céu em seu trenó puxado por renas, distribuindo símbolos de amor ao mundo.
Uma década depois que a BBC trouxe pela primeira vez uma teoria especulativa para a imaginação popular, o cineasta Matthew Salton decidiu repensar o Natal como uma celebração, não do capitalismo, mas do xamanismo em um maravilhoso documentário para o New York Times, analisando essa teoria a partir do trabalho de dois estudiosos - Carl Ruck, da universidade de Boston, que estuda antigas tradições xamânicas e rituais extáticos, e o micologista Lawrence Millman.

http://www.themarginalian.org/2022/12/02/mushroom-santa
http://blogdopg.blogspot.com/2011/10/animais-que-se-drogam.html

Nenhum comentário: