08 dezembro, 2022

Como um pedal de bicicleta pode iniciar um incêndio florestal

Sua mountain bike não é a única coisa que pode se danificar quando você bate com o pedal. No final de agosto de 2016, os investigadores da Inyo National Forest concluíram que um pedal de bicicleta, colidindo com uma rocha, em 5 de agosto, é que começou o Rock Creek Fire na Serra Oriental da Califórnia.
A partir de um único pedal, esse incêndio florestal conseguiu queimar 122 acres de floresta antes de ser contido.
Os pedais de uma mountain bike são normalmente feitos de liga de alumínio, mas também podem incluir titânio, magnésio e plástico com componentes de aço. Embora a liga de alumínio seja geralmente considerada um metal "resistente a faíscas", às vezes pode ser ferrosa, o que significa que contém ferro; isso é importante, porque o ferro é considerado um material pirofórico: ele pode inflamar na simples presença de oxigênio.
Adivinha do que a maioria das rochas são feitas? Minerais como ferro e magnésio, que também são incrivelmente pirofóricos. Embora rochas com ferro não peguem fogo espontaneamente, porque quando o ferro puro é exposto ao ar, ele enferruja, criando uma película protetora.


Quando um pedal de bicicleta raspa na pedra, encontra um certo grau de atrito. Ao raspar, o pedal causa colisões de moléculas, que por sua vez liberam energia térmica – exatamente como quando você bate, de propósito, uma pederneira contra o aço para iniciar uma fogueira. Quanto mais áspera for a rocha, maiores serão essas colisões, o que significa maior potencial para gerar uma faísca.
A faísca é uma pequena partícula de metal incandescente – neste caso, uma que se desprendeu do seu pedal. Ela pode não parecer quente no ar mas, quando se instala em outra superfície, seu calor radiante pode incendiar um objeto inflamável.
Para que um incêndio se instale, ele precisa de uma combinação de calor, oxigênio e combustível. Nesse caso, um declive cheio de capim seco em torno da trilha de mountain bike pode ser o combustível. Fontes de combustível mais secas têm pontos de fulgor mais baixos, o que significa que não precisa ocorrer uma faísca tão quente.
Depois que o pedal da bicicleta envia uma faísca para o mato seco, ao lado da trilha de mountain bike, o mato arde e pega fogo. No momento em que o ciclista com o pedal ofensor atinge o fundo da trilha, a fumaça já pode ser vista à distância.
Quanto mais fortes os ventos e mais seca a encosta, mais rápido o fogo se espalhará. Assim que um incêndio ganha certa proporção, ele pode crescer tão rápido quanto 7 mph em florestas e 14 mph em pastagens. No momento em que o ciclista que acendeu o fogo sem saber já voltou para casa, e está tomando uma cerveja gelada, um incêndio pode ter crescido e queimado toda uma grande área circundante.

Extraído de: How a Pedal Strike Can Start a Wildfire (trad.: PGCS)

Nenhum comentário: