15 dezembro, 2022

Modelo Magnético Mundial

O Norte magnético, o ponto na superfície do planeta para o qual aponta uma bússola convencional, é criado pela agitação do metal fundido no núcleo da Terra, que cria enormes correntes elétricas que produzem o campo magnético.
Há quase quatro séculos (desde o matemático britânico Henry Gellibrand), sabe-se que esse ponto muda de posição. Em 1850, foi precisamente posicionado no Canadá, em uma das ilhas do arquipélago canadense no Ártico.

Percurso estimado (1620-1850) e posições medidas (quadrados brancos) do polo Norte magnético. Simon Wakefield/Wikimedia Commons.

O Norte magnético, que se movimenta com velocidade e direção difíceis de prever, nos últimos 20 anos começou a se mover em direção à Sibéria, a uma taxa de movimentação bem acima da média  antes registrada. Enquanto, no século passado, foi cerca de 15 quilômetros por ano, em 2018 chegou aos 55 quilômetros. Do início do século 19 até hoje, o polo Norte magnético já se movimentou mais de 1.100 quilômetros.
Explicar esse comportamento errante é difícil devido às dificuldades para rastrear os fluxos do ferro líquido no interior da Terra.
No entanto, a atualização periódica de suas coordenadas é indispensável. O Modelo Magnético Mundial orienta as rotas da aviação comercial, as manobras militares e as bússolas dos smartphones.

https://blogdopg.blogspot.com/2014/06/a-inversao-dos-polos-magneticos-da-terra.html
https://blogdopg.blogspot.com/2019/02/polo-magnetico-do-canada-para-russia.html
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2019121314889543-polo-norte-magnetico-estaria-sendo-empurrado-para-russia-/
https://revistapesquisa.fapesp.br/o-errante-polo-norte-magnetico/

Nenhum comentário: