08 novembro, 2021

Sadako e os 1000 grous de papel

Os mil grous de papel foram originalmente popularizadas através da história de Sadako Sasaki, uma garota japonesa que tinha dois anos quando foi exposta à radiação do bombardeio atômico de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Sasaki logo desenvolveu leucemia e, aos 12 anos, após passar um tempo significativo em um hospital, começou a fazer grous de origami com o objetivo de fazer mil, inspirado na lenda do senbazuru.
 Em uma versão ficcional da história, contada no livro "Sadako and the Thousand Paper Cranes", ela dobrou apenas 644, antes de ficar muito fraca para dobrar e morrer (em 25 de outubro de 1955). Para honrar sua memória, seus colegas concordaram em dobrar os 356 grous restantes para ela.
Na versão da história contada por sua família e colegas de classe, o Museu Memorial da Paz de Hiroshima afirma que ela completou os mil grous e continuou apesar de seu desejo não se concretizar. Há uma estátua de Sadako segurando um "grou" no Parque Memorial da Paz de Hiroshima (FOTO: coisas do Japão) e, todos os anos, no dia de Obon, as pessoas deixam grous na estátua em memória dos espíritos de seus ancestrais que partiram.
De acordo com sua família e especialmente seu irmão mais velho, Masahiro Sasaki, que fala sobre a vida de sua irmã em eventos, Sadako não apenas ultrapassou as 644 aves de papel, ela excedeu sua meta de 1.000 e morreu após ter dobrado aproximadamente 1.400 delas. Em seu livro, "The Complete Story of Sadako Sasaki", coescrito com Sue DiCicco, fundadora do Peace Crane Project, Masahiro garante que Sadako excedeu seu objetivo.

WIKI
http://coisasdojapao.com/2017/03/grou-conheca-o-valor-simbolico-dessa-ave-no-japao

Nenhum comentário: