27 novembro, 2021

A certidão de nascimento do samba


Há 105 anos, o primeiro samba gravado, "Pelo telephone" (Pelo telefone), começou a gingar no coração dos brasileiros. Tratava-se de uma ode às novas tecnologias, escrita por Ernesto dos Santos (mais conhecido como Donga) e Mauro de Almeida. Por ter sido criado na casa de Tia Ciata, onde os músicos costumavam participar de rodas de samba, ou improvisações em grupo, muitos outros tentaram reivindicar a autoria da melodia. Mas foi Donga quem registrou a partitura na Biblioteca Nacional do Brasil em 27 de novembro de 1916.
Logo em seguida, são realizadas três gravações pela Casa Edison, baseadas nesses registros públicos. A primeira e a terceira são apenas gravações instrumentais, realizadas pela Banda Odeon e a Banda do 1.º Batalhão da Polícia da Bahia. A segunda gravação, interpretada por Baiano (1870-1944) e acompanhada somente de cavaquinho e violão, é sucesso no carnaval de 1917. 
Fonte: PELO Telefone (1916). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: . Acesso em: 27 de Nov. 2020. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7
Até então, a maioria das pessoas não sabia o que era samba. Tudo isso mudou conforme a popularidade do Pelo Telefone disparou. De repente, o estilo lúdico da música estava no centro das celebrações do carnaval e, eventualmente, na vanguarda da cultura brasileira. Muito do sucesso do gênero pode ser creditado a Donga, que continuou a tocar e gravar músicas do gênero por grande parte de sua vida.
No doodle de 27/11/2019, o lendário músico mostra seus movimentos enquanto nos divertimos com sua famosa composição.

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Belo resgate de nossa história do samba. PARABÉNS!