12 novembro, 2021

Fanfic

As fanfics (abreviação de fanfictions) são histórias criadas por fãs de determinados livros, filmes, games, séries ou sagas, utilizando os mesmos personagens, porém com novos enredos. Esse tipo de narrativa teria surgido nos EUA, na década de 1970, com a publicação em fanzines de histórias que eram tributos à série Star Trek (Jornada nas estrelas). E, posteriormente, com a publicação de histórias com outros personagens apropriados em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço.
Portanto, o surgimento das primeiras fanfictions deu-se muito antes da concretização da Web.
Como em geral essas histórias são escritas sem a permissão do criador original, um aviso de isenção de responsabilidade é incluído como padrão, declarando que eles não possuem direitos autorais sobre os personagens.
A franquia "Cinquenta Tons de Cinza", por exemplo, era originalmente uma fanfic escrita com os personagens da saga "Crepúsculo". Sua autora, E.L. James, inicialmente publicou o romance em um fórum de ficção para fãs da saga. Antes de se tornarem Christian Grey e Anastasia, o casal era parte de uma realidade alternativa dos personagens Edward e Bella.
Alguns autores (por exemplo, JK Rowling) encorajaram fanfics, alegando que a obra original não é afetada (significando que não haverá um processo judicial), algo que os autores de fanfics geralmente aceitam.
No entanto, outros autores (por exemplo, Anne Rice) solicitaram que fanfics baseadas em suas histórias não sejam postadas em sites de fanfiction. Esses autores são mais comumente conhecidos como Kill Joys.

Utilidade lúdica
Fanlore, um wiki sobre obras de fãs e comunidades de fãs que qualquer pessoa pode editar.

Spock chega à conclusão:
Fanlore: É lógico!

Nenhum comentário: