03 novembro, 2021

Romeu e Julieta

É uma tradicional sobremesa brasileira composta por queijo e goiabada. Sua provável origem se deu em Minas Gerais ainda durante o período colonial, quando os portugueses começaram a produzir queijo em suas colônias. O Romeu é representado pelo queijo, um ingrediente mais salgado, e a Julieta é a goiabada, mais doce, assim como as mulheres (sic).
Mas há quem relate a influência búlgara na origem desta sobremesa.
Quanto ao nome Romeu e Julieta, faz referência ao par romântico que William Shakespeare fez surgir no meio das turbulências entre Montecchios e Capuletos, na Verona do século XVI.
Assim como eles, o queijo e a goiabada são dois ingredientes bastante diferentes, mas suas diferenças apenas propiciam que se combinem tão perfeitamente.
E a verdade mesmo é que ninguém sabe se essa explicação é real.
Em meados dos anos 60, a Cica lançou no mercado uma goiabada (imagem) sugerindo que a goiabada combinada com o queijo seria a combinação perfeita. Na embalagem do doce, apareciam Mônica e Cebolinha, criações do desenhista Maurício de Souza, representando os personagens de Shakespeare.

RANCHO DA GOIABADA
Nesta versão
Em que eu vejo:
Goiabada cascão
Com muito queijo...



Outras iguarias do Livro de Receitas do Mestre Cuca Beludo (maître de la cuisine), cujos originais encontram-se na Editora @EntreMentes aguardando impressão:

Nenhum comentário: