25 novembro, 2021

Rinoceronte - de cabeça para baixo

O logotipo do Ig Nobel é uma variação de "The Thinker" ("O Pensador") de Rodin, representando a famosa estátua derrubada de seu pedestal ... e rebatizada de The Stinker ("O Fedorento"). E os projetos que homenageia podem parecer um pouco tolos à primeira vista - mas o prêmio definitivamente não é o equivalente científico dos Razzies (o anti-Oscar, dado aos piores filmes e performances do ano). Vai para estudos sólidos, revisados por pares, feitos por cientistas respeitados.
E, de fato, uma pessoa ganhou tanto o Ig quanto o original: o físico russo Andre Geim levou para casa o Prêmio Nobel de 2010 por "experimentos inovadores relacionados ao grafeno bidimensional" - uma década depois de ganhar o Ig "por usar ímãs para levitar um sapo". "E ele diz às pessoas", observa o professor veterinário Robin Radcliffe, "que valoriza cada prêmio igualmente".
Radcliffe e seus colegas, que ganharam um Ig Nobel em 2021 "pelo trabalho na Namíbia sobre métodos de realocação de rinocerontes negros", ficaram igualmente entusiasmados com a premiação Ig. "Nossa equipe está super animada", diz ele. "Conseguimos tanta exposição para a conservação dos rinocerontes que não a teríamos de outra forma. Obter este reconhecimento foi maravilhoso".


Cornellians, a revista de ex-alunos da Universidade Cornell

Nenhum comentário: