19 janeiro, 2020

Adeus, "Menino Passarinho"

Luiz Rattes Vieira Filho (12/10/1928-16/01/2020), pernambucano de Caruaru. Compositor, cantor e radialista. Faleceu na última quinta-feira, aos 91 anos, na casa de Saúde São José, onde estava internado.
Autor de canções inesquecíveis como "Inteirinha", "Os olhinhos do menino", "Guarânia da lua nova",  "Guarânia da saudade", "Paz do meu amor", "Prelúdio para ninar gente grande", também conhecida como "Menino Passarinho", "Na asa do vento" e "Menino de Braçanã", entre outras.
Na década de 1970, Luiz Vieira comandou um programa semanal na TV Ceará.
Em 17/08/2014, apresentou-se no programa "Senhor Brasil", em que foi entrevistado por Rolando Boldrin, na TV Cultura. Na ocasião, além de contar causos e falar sobre a carreira, cantou duas de suas músicas (vídeo).



"O nosso agora pranteado e sempre grande personagem comoveu os acadêmicos da ABL ao reafirmar todo seu viés de fidelidade à autenticidade das fontes da música brasileira. Além de seu amor ao rádio e à comunicação, permanentemente à disposição do público brasileiro, junto com suas composições, por mais de sete décadas. Portanto, digo e repito: A perda de Luiz Vieira quase que encerra o glorioso elenco da Era do Rádio e do Disco no Brasil." ~ Ricardo Cravo Albin

Nenhum comentário: