08 janeiro, 2020

Nadando contra a Guerra Fria

 por Geórgui Manáev, RUSSIA BEYOND

O estreito de Bering tem menos de 90 quilômetros de largura, e bem no meio há um grupo de ilhas – nomeadas Diomedes (ou Diômedes) [1] [2] por Vitus Bering em referência ao Santo Diômedes: a ilha Grande Diomedes, pertencente à Rússia, tem aproximadamente 10 quilômetros quadrados; e a Pequena Diomedes, que é território do Alasca, tem cerca de 5 quilômetros quadrados. A distância entre ambas as ilhas é de 4.160 metros.
Desde 1867, quando a Rússia vendeu o Alasca para os EUA, [3] [4] os países dividem uma fronteira marítima comum entre as duas ilhas Diomedes. Surpreendentemente, ao percorrer a distância entre as duas ilhas, não se atravessa apenas a fronteira, mas também a Linha Internacional de Data. [5] A Grande Diomedes fica 21 horas à frente da Pequena Diomedes – 20 horas no verão.Quando são 9 da manhã de sábado na Pequena Diomedes (EUA), já são 6 da manhã de domingo na Grande Diomedes (Rússia). Por esse motivo, as ilhas são apelidadas de Ilha de Ontem e Ilha de Amanhã, respectivamente.
Em 1987, Lynne Cox, então com 30 anos, atravessou o estreito de Bering. Cox já era uma conhecida nadadora de travessias – em 1975, aos 18 anos de idade, havia cruzado os 23 quilômetros do estreito de Cook, na Nova Zelândia, em pouco mais de 12 horas.
No entanto, no Estreito de Bering, as condições eram completamente diferentes – a água estava em torno de 6 a 7 graus Celsius. Cox tinha 36% de gordura corporal (em comparação com 18 a 25% da média das mulheres), o que a protegeu do frio como uma foca – e assim ela conseguiu atravessar os 4.160 metros nadando por 2 horas e 6 minutos.

Lynne Cox, de Los Alamitos, na Califórnia, foi a primeira pessoa a atravessar a nado o estreito De Bering, na fronteira entre os EUA e a União Soviética, cruzando a Linha Internacional de Data.

Depois de completar a travessia, Cox disse ter ficado emocionada com a ajuda que recebeu da URSS. "E o melhor, é mais do que eu jamais imaginei – tê-los abrindo suas portas e nos deixando entrar em seu território. Ter o apoio dos soviéticos e tê-los nos ajudando a chegar à costa e nos encontrar foi maravilhoso", disse a nadadora.
Cox se tornou uma espécie de estrela por um certo período de tempo e foi até elogiada pelo então presidente Mikhail Gorbatchov – na época, a Guerra Fria estava chegando ao fim. Durante a assinatura de um tratado de controle das armas nucleares em Washington, Gorbatchov disse: "Ela provou, pela coragem, quão perto um do outro nossos povos vivem". (condensado)

Nenhum comentário: