04 janeiro, 2020

O bispo da Lua

03/08/2018, Aleteia - Em 1968, William Donald Borders foi nomeado primeiro bispo da Diocese de Orlando, que abrange grande parte da região central da Flórida (inclusive a Disney e a Universal).
No ano seguinte, quando a Apollo 11 foi lançada, estava em vigor desde 1917, no Código de Direito Canônico, uma regra que afirmava que qualquer território recém-descoberto ficaria sob o bispado de onde a expedição descobridora houvesse partido. Como o Cabo Canaveral estava sob a alçada da diocese de Orlando, o bispo Borders tornou-se efetivamente o primeiro bispo da Lua.
A história conta que, após o sucesso da Apollo 11, o bispo Borders fez uma visita ao Papa Bento VI, durante a qual ele casualmente acrescentou:
"Você sabe, Santo Padre, eu sou o bispo da Lua".
O papa parecia perplexo até que Borders explicou que, sob o Código de Direito Canônico, ele havia se tornado bispo do "território recém-descoberto" da Lua.


UCatholic observou que, se levada a sério, a Diocese de Orlando se tornaria a maior do mundo, com 14,5 milhões de quilômetros quadrados. E padre John Giel, chanceler para Assuntos Canônicos da Diocese de Orlando, comentou que "seria infrutífero gabar-se da Lua, já que não havia ninguém nesta jurisdição". No entanto, enfatizou "a natureza boa e bem-humorada do bispo Borders, um bom primeiro bispo para a região central da Flórida".

Nenhum comentário: