25 novembro, 2019

Expressões inspiradas no chá

Carolina Gasparini, em seu Mexido de Ideias (com sabor de café), relaciona algumas expressões famosas inspiradas no chá e nos utensílios que são utilizados no preparo e consumo desta bebida.

Chá de cadeira: A expressão remonta a época dos fidalgos, quando os súditos aguardavam sentados por horas por uma audiência. Para acalmá-los, servia-se chá. Por isso a expressão que traz a ideia de esperar muito.

Dar uma colher de chá: Há tempos costuma-se acreditar que determinados chás fazem bem aos doentes. Dessa forma, a expressão significa ajudar alguém, assim como se fazia dando a bebida aos enfermos.

Pegar no bico da chaleira: Significa adular, bajular. Surgiu no Rio de Janeiro com pessoas que seguravam a chaleira de um general para encher-lhe a cuia de chimarrão e conseguir favores. Na ânsia de servir, alguns aduladores pegavam a chaleira pelo bico, chegando até a queimar os dedos.

Mais por fora do que asa de xícara: Não se sabe a origem, mas significa estar por fora, desconhecer um assunto específico.

Ela também relaciona curiosas expressões envolvendo o chá em outros idiomas (inglês e alemão). São palavras de Carolina Gasparini:

"Se você conhece mais alguma, em qualquer idioma, nos conte nos comentários."

========================================================

'xa comigo!

Tomar chá de sumiço: Significa desaparecer, sumir, deixa de mandar sinal de vida etc.
CHÁ DE SUMIÇO E OUTROS POEMAS ASSOMBRADOS, um livro infantil para quem gosta de espanto. Reúne divertidos poemas de André Ricardo Aguiar em que situações de terror são transformadas em jogos de linguagem. O livro é composto com imagens engraçadas e coloridas de Luyse Costa; o selo editorial é da Autêntica." ~ Penélope Martins, no Toda Hora Tem História (10/12/2015)


Mais fraco do que chá de bila: "Tem um ditado popular que rotula uma pessoa vacilante, sem liderança e sem predicados como sendo 'mais fraco do que caldo ou chá de bila'. Não tenho dúvida de que todos conhecem inúmeras pessoas que merecem esse título. Entretanto, atualmente, considero como hors concurs o nosso atual ocupante do Palácio do Planalto (Michel Temer). Refém de atos errôneos durante toda a sua vida, é hoje um prisioneiro dos acontecimentos." ~ Arruda Bastos, no Portal Vermelho (08/12/2016)

Bom para o Dicionário Brasileiro de Frases

Um comentário:

BNÊ disse...

"Lavou a Égua e até deu banho no Potrinho": Quando alguém mostra ser bom demais em algo, tipo o 7x1 da Alemanha sobre o Brasil.