14 novembro, 2019

Amor livre

Em outros lugares, ter um relacionamento aberto era um ato político.
Na Rússia, a revolução se estendeu ao casamento: a necessidade de liberdade sexual e a liberação de mulheres faziam parte de algumas teorias marxistas. Entre os artistas de vanguarda, o casamento monogâmico era considerado um comportamento burguês.
Então, quando Ossip e Lilya Brik viram Vladimir Maiakóvski lendo um poema em uma festa em 1915, ambos "apaixonaram-se perdidamente por ele" e não foi um desastre, de acordo com Emma Lavigne, diretora do Pompidou-Metz.
De fato, quando Ossip descobriu que Lilya havia dormido com Maiakóvski, ela teria respondido: "Como você pode recusar qualquer coisa a esse homem?" Escritor e editor, Ossip continuaria a defender o trabalho do jovem poeta.
Maiakóvski acabou indo morar com eles. O ménage à trois era público e durou 15 anos - até o suicídio de Maiakóvski, em 1930, com apenas 36 anos (Lilya se divorciou de Ossip no mesmo ano).
Embora o relacionamento dos três tenha sido duradouro, também era tempestuoso. Todos tinham outros amantes, e o ciúme era um problema para o melodramático Maiakóvski, pelo menos.
Muitos de seus poemas eram sobre ou dedicados a Lilya, mas vários mostram sua tensão. "O que eu sou senão/ um aleijado / infectado / com amor / Uma espécie de / vaso vazio / você pode encher / com sua merda" (tradução livre do inglês), ele escreveu em Pro Eto (Sobre Isto).

https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-46581512

Triângulos da paixão

Nenhum comentário: