28 novembro, 2019

O olhar triste dos cães

Cientistas acreditam ter decifrado como os cães fazem para ganhar o afeto das pessoas: dois músculos situados em volta dos olhos os ajudam a ter um olhar triste, uma técnica também dominada pelos bebês humanos.
Os pesquisadores explicam que dissecaram cadáveres de cães domésticos e lobos selvagens, em um artigo publicado, em 17/06/2019, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Eles comprovaram que os cães tinham esses dois músculos bem formados em volta dos olhos, diferentemente dos lobos. Ambos os animais separaram seus caminhos evolutivos há cerca de 33 mil anos.


Musculatura facial no cão (Canis familiaris) e no lobo  (Canis lupus) com diferenças na anatomia destacadas em vermelho. Imagem de cortesia de Tim D. Smith (Cambridge University Press, Cambridge, Reino Unido).

Em outra parte da pesquisa, os cientistas filmaram interações de dois minutos entre cães e uma pessoa desconhecida e, depois, entre lobos e uma pessoa igualmente desconhecida. Somente os cães conseguiram mover o contorno dos olhos com intensidade ao olhar para os seres humanos.

https://doi.org/10.1073/pnas.1820653116

Arquivo
Sobre a domesticação dos cães

Nenhum comentário: