30 outubro, 2017

As Ilhas do Lixo no Pacífico

Em um exercício de conscientização sobre o problema das Ilhas do Lixo no Oceano Pacífico, a Plastic Oceans Foundation lançou uma campanha para solicitar que todo esse lixo seja oficialmente reconhecido como um país, The Trash Isles.
A campanha afirma que, de acordo com o artigo 1 da Convenção de Montevidéu de 1993 sobre os Direitos e Deveres dos Estados, um país deve ser capaz de:
  • ter um território definido,
  • formar um governo,
  • interagir com outros estados,
  • ter uma população permanente.
As Ilhas do Lixo têm fronteiras (mais ou menos), condições para criar um governo e instituições que sejam capazes de interagir com outros estados. Agora, com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, inscrevendo-se como o primeiro cidadão da nação e com mais de 100 mil pessoas assinando a petição para obter a cidadania, a campanha pôde apresentar a candidatura das Ilhas, às Nações Unidas, para obter seu reconhecimento como o 196º país do mundo.
Como a LadBible diz: "Se você acha que isso é ridículo, considere a ideia de que existe uma área do tamanho da França inteiramente composta por resíduos de plástico no mar"".
Com cerca de 700.000 km², The Trash Isles serão o 40º país do mundo em tamanho.

Could a pile of trash become an official nation, QUARTZ






"É desagradável e triste": a imagem de um cavalo-marinho agarrado a um cotonete.
Com esta foto, Justin Hofman é finalista no concurso de melhor fotógrafo da vida selvagem, organizado pelo Museu de História Natural, de Londres.

BBC World

Nenhum comentário: