15 outubro, 2017

Ao incansável defensor do horário de verão

"A luz é uma das maiores dádivas do nosso Criador. Enquanto a luz do dia nos ilumina, a alegria reina, as ansiedades amainam e reunimos coragem para enfrentar a vida." ~ William Willett
Embora a ideia do horário de verão tenha sido especulada por Benjamin Franklin em 1784, e, muito embora o astrônomo neozelandês George Hudson tenha apresentado, em 1895, por escrito, uma proposta sobre ele à Royal Society da Nova Zelândia, é considerado William Willett o verdadeiro pai da ideia.
William Willett (10 de agosto de 1856 - 4 de março de 1915), construtor inglês. Ele afirmou ter tido a ideia (do horário de verão) enquanto fazia uma viagem de manhã, no início do verão, em Petts Wood, perto de sua casa em Chislehurst, em Londres. Ele observou que muitas persianas ainda estavam baixas, embora já existisse uma boa iluminação natural, porque muitos não atinavam com isso. Então, ele passou a usar suas economias para fazer uma campanha em favor de um esquema de ajuste dos relógios para a temporada e publicou um panfleto em 1907. Sua ideia original era fazer quatro mudanças semanais de 20 minutos cada, para um total de 80 minutos. Mas o primeiro Daylight Saving Bill, propondo uma única hora na mudança na estação, falhou em 1908.
Willett não viveu o suficiente para ver sua ideia colocada em prática. Ela só seria adotada em 1916 (um ano depois de sua morte), pela Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, como uma medida para economizar carvão.
Atualmente, cerca de 30 países utilizam o horário de verão, pelo menos em parte de seu território. Para maioria deles, o princípio continua o mesmo sugerido por Willett: adaptação das atividades diárias à luz do Sol.
Memorial
Na cidade inglesa de Petts Wood há um memorial dedicado "ao incansável defensor do horário de verão". A inscrição sob o relógio do sol diz: "Horas non numero nisi aestivas", que quer dizer: "Não conto as horas, a menos [que sejam] de verão".
http://pballew.blogspot.com.br/2017/08/on-this-day-in-math-august-10.html#links
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Willett

Nenhum comentário: