21 outubro, 2017

Quantas constelações existem?

E com bilhões de estrelas no céu, você já se perguntou quantas constelações existem?
Bem, de acordo com a International Astronomical Union, existem 88.
Os gregos antigos foram os primeiros a descrever a metade destas constelações. Quarenta e oito das constelações que hoje conhecemos foram registradas no sétimo e oitavo livros do Almagesto de Claudius Ptolomeu, embora a origem exata destas constelações ainda permaneça incerta. As descrições de Ptolomeu são provavelmente influenciadas pelo trabalho de Eudoxo de Knidos que viveu em torno de 350 a.C.
Fragmento do globo celestial
de Mercator (1551),
mostrando Coma Berenices
Entre os séculos XVI e XVII, os astrônomos e cartógrafos celestes acrescentaram novas constelações às 48 anteriormente descritas por Ptolomeu. Estas novas constelações foram principalmente "novas descobertas" feitas pelos europeus que primeiro exploraram o hemisfério sul.
Atualmente, 14 homens e mulheres, 9 aves, dois insetos, 19 animais terrestres, 10 criaturas da água, dois centauros, uma serpente, um dragão, um cavalo voador, um rio, 29 objetos inanimados e o cabelo de Berenice (Coma Berenices) estão representados no céu noturno (o total resulta um número acima de 88 porque algumas constelações incluem mais de uma criatura).
Ser oficialmente designada uma constelação pela UAI, isso não significa que as estrelas dessa constelação estejam necessariamente agrupadas no espaço. Às vezes, as estrelas estão fisicamente próximas umas das outras, como as Plêiades, mas as constelações geralmente não passam de uma questão de perspectiva. São simplesmente a nossa interpretação baseada na Terra de padrões bidimensionais de estrelas no céu composto de estrelas de muitos diferentes brilhos e distâncias da Terra.

As constelações não existem |  A reforma das constelações

Nenhum comentário: