15 outubro, 2017

Anatomia do Poder

Um tema que sempre me fascinou, justamente por não conseguir atribuir qualquer solenidade, reverência e muito menos levar a sério o Poder. Trata-se talvez do mais brilhante ensaio rigorosamente didático em que a anatomia e a gênese desta "coisa" é analisada de forma bem-humorada e com muitas ironias, como é o estilo de John Kenneth Galbraith, talvez o pensador mais brilhante do século XX. Vale a pena dar uma boa bisbilhotada aqui.
A propósito de Poder e suas futricas e intrigas a reboque, o Temeroso (na foto ao lado) ou está de peruca nova ou seu "personal fígaro" carregou nas tintas, e deu nisto:
Que pode ter sido uma brincadeirinha da Marcela para esquentar a relação.
Jaime Nogueira

Tem que manter isso aí, viu?
Refiro-me às mãos de Golpistófeles flagradas para trás, como que fossem merecedoras de um par de argolas interligadas do armarinho de Dona Justa.

Jaime rides again
"Entre os homens de dinheiro permanece até hoje a ideia de que, por causa da riqueza ou da primazia social decorrente, seus pontos de vista sobre política, economia e comportamento ou decoro pessoal devem ser levados a sério. Poucas pessoas sentem-se tão magoadas como eles quando suas opiniões são ignoradas ou indecentemente questionadas por alguém cujo direito de falar não é alicerçado no indispensável patrimônio." ~ John Kenneth Galbraith

Nenhum comentário: