03 setembro, 2015

Verbos defetivos

São verbos com defeito?
Lista com exemplos de verbos defetivos: amanhecer, anoitecer, chuviscar, relampejar, trovejar...
A explicação clássica é dizer que verbos defetivos (defectivos no Brasil, antes da reforma ortográfica) são aqueles que não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas.
Mas considerando que defetivo vem do latim defectīvu- («defeituoso») e que, segundo a Infopédia, significa "a que falta alguma coisa, defeituoso, imperfeito", bem poderíamos dizer, com todo o rigor:
Verbo defetivo é verbo com defeito!
Prof. Antonio Pereira, 26/08/2015
Eu amanheço? Eu anoiteço?
No artigo de ontem, trouxe-vos a definição de verbos defetivos. Na lista de exemplos, estavam os verbos AMANHECER e ANOITECER.
Qualquer dicionário de verbos nos mostra que estes verbos só são conjugados na 3ª pessoa: amanhece, anoiteceu, amanhecia, anoitecera etc.
No entanto, a linguagem poética-literária rege-se pela norma da liberdade criativa onde nada é impossível. Aí, o "eu" pode amanhecer e o "tu" pode anoitecer…
Aqui fica a sugestão que o leitor Paulo Gurgel deixou na caixa de comentários: um belíssimo texto ("Pensando em ti") interpretado, em 1957, pelo cantor brasileiro Nelson Gonçalves. Eis como "amanhecer" e "anoitecer" ganham vida na primeira pessoa:

"Pensando em ti", de Herivelto Martins e David Nasser, neste vídeo a partir de #t=2m37s
"Eu amanheço pensando em ti,
Eu anoiteço pensando em ti,
Eu não te esqueço"
Abraço cheio de amanheceres!
Prof. Antonio Pereira, 27/08/2015

António Pereira, que reside em Brejos de Azeitão, a 30 km de Lisboa, partilha da paixão pela nossa língua com todos os que passam por seu blogue Língua Portuguesa: perguntas e respostas!

Nenhum comentário: