20 setembro, 2015

Que é cerquilha?

Cerquilha, antífen ou cerquinha (símbolo: #) é o sinal mundialmente conhecido como sendo o "símbolo do número", por ser utilizado com esse sentido na língua inglesa, principalmente em formulários técnicos.
(Não deve ser confundida com o sustenido ♯ - unicode 266F.)
O nome oficial do símbolo é Octothorpe. Foi criado na década de 1960 por Don Macpherson, um supervisor da Bell Labs, para acesso a serviços de dados. A junção da palavra Octo (referente aos oito espaços em branco que cercam o quadrado central da figura, ou, ainda, às extremidades das retas que se cruzam) com o nome de Jim Thorpe resultaram em seu nome oficial.
No Brasil, o símbolo é popularmente chamado "jogo-da-velha" e, em Portugal, "jogo-do-galo". Em espanhol, é chamado "almohadilla" (literalmente, "almofadinha") e, em inglês, é conhecido por "number sign", "hash" (Reino Unido) ou "pound sign" (EUA).
Uso da cerquilha
Em caractere ASCII, a cerquilha é representada pelo símbolo "#", de valor decimal 35.
Em artes gráficas, é usado em revisão de provas para indicar a necessidade de separar palavras que, por erro de composição, se encontram em justaposição.
É também utilizado em algumas linguagens de programação como operador de divisão, como sinal de comentário ou com outro significado no código-fonte, como por exemplo no Mumps, em linguagem C++, C# etc.
É ainda comumente utilizado por computadores para indicar o xeque-mate na transcrição de lances de um jogo de xadrez.
Também é utilizado para indicar uma hashtag na rede social Twitter, no Instagram e no Facebook, neste último a partir de junho de 2013.

Bônus
BuzzFeed lançou este vídeo sobre as origens de alguns símbolos do cotidiano.


Nenhum comentário: