15 setembro, 2015

Ler o Mundo

No livro "E se Obama fosse Africano?", Mia Couto passa em revista as mazelas de Moçambique. Mazelas que assombram e freiam o desenvolvimento econômico e social de países em desenvolvimento. Países onde o colonizador plantou as sementes grosseiras da civilização após arrancar as sementes genuínas do lugar. O colonizador, culto e letrado à sua maneira, não soube ler o Mundo à sua volta.
Como diz Mia Couto, no livro citado:
"Falamos em ler e pensamos apenas nos livros, nos textos escritos. O senso comum diz que lemos apenas palavras. Mas a ideia de leitura aplica-se a um vasto universo. Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o Mundo, lemos a Vida. Tudo pode ser página. Depende apenas da intenção de descoberta do nosso olhar.
Queixamo-nos de que as pessoas não lêem livros. Mas o déficit de leitura é muito mais geral. Não sabemos ler o mundo, não lemos os outros."
Fernando Gurgel
Resenha
Mia Couto, em "E se Obama fosse africano?" (Companhia das Letras), expõe um conjunto de textos de intervenção que resulta da sua participação em encontros públicos. As intervenções abordam temas que vão da política à literatura, da cultura à antropologia, onde o escritor procura fazer da sensibilidade poética um modo de entender a complexidade contemporânea.

Nenhum comentário: