15 maio, 2015

A rejeição ao Brasil por maus brasileiros

Adam Smith, estudante de Oxford e blogueiro do Para Inglês Ver, é apenas mais um estrangeiro que descobriu, com tristeza, o famoso complexo de vira-lata (*) de muitos brasileiros.
"Eu – como vários gringos que conheço que ficaram um tempo no Brasil – adoro o país pela cultura e pelo povo, apesar dos problemas. E que país não tem problemas? O Brasil tem uma reputação invejável no exterior, mas os brasileiros, às vezes, parecem ser cegos para tudo exceto o lado negativo. Frustração e ódio da própria cultura foram coisas que senti bastante e me surpreenderam durante meus 6 meses no Brasil. Sei que há problemas, mas será que não há também exagero?", pergunta Adam.
Ele destaca também o que considera uma segunda colonização do Brasil – a colonização cultural pelos EUA, que faz com que hot dog e hambúguer sejam mais facilmente encontrados nas ruas do que uma tapioca, por exemplo, e que a música norte-americana predomine no país que é berço do samba e da bossa nova.
Leia a matéria na íntegra na BBC Brasil.

(*) A expressão tem origem na derrota desastrosa do Brasil para a seleção uruguaia no Maracanã, na final da Copa de 1950. Foi usada por Nelson Rodrigues para descrever "a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo".

Sobre o complexo de vira-lata de alguns artistas brasileiros

Gráfico: o Brasil entre os cinco grandes


(desenhado para o pessoal do complexo de vira-lata poder entender)

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa questão do PIB brasiliano ser consideravelmente alto, ainda não influência na distribuição de renda, nos salários e no bem estar social. Ou seja, é um PIB que não gera retorno às parcelas da população que mais precisam.

Vlw
Wellington