Chinook x Tinsley, Londres - 1992 |
Seu último e melhor adversário foi uma máquina, Chinook, projetada pelo cientista da computação Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, Canadá. Quando a American Checkers Federation não permitiu a participação da máquina no campeonato de 1990, Tinsley renunciou ao título de campeão e aceitou jogar contra ela.
Ele venceu por 4-2, com 33 empates. Em um jogo, depois que o computador tinha jogado seu 10º movimento, Tinsley disse: "Você vai se arrepender disso." Chinook foi derrotado 26 movimentos mais tarde e, na análise que se seguiu, Schaeffer descobriu que Tinsley tinha planejado 64 movimentos à frente para encontrar a única estratégia vencedora. (Quando perguntado sobre a fonte de sua vantagem, Tinsley, que era um pregador leigo, disse: "Eu tenho um programador melhor: Deus".)
Mas a máquina continuou a melhorar, e a saúde de Tinsley começou a falhar. Ele teve que se retirar, após seis empates em sua revanche de 1994, e morreu de câncer do pâncreas pouco tempo depois, aos 68 anos.
Chinook, desde então, resolveu o jogo. Após 18 anos de aperfeiçoamento, o programa evoluíra para não perder mais em qualquer situação. Em princípio, pelo menos, o computador agora é invencível. O melhor que um ser humano pode esperar é um empate.
A Jump Ahead, Futility Closet | Chechers, solved!, IEEE Spectrum
N. do E.
As damas são um jogo de empate, ou seja, sempre terminará em empate se ambos os adversários realizarem as jogadas corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário