27 abril, 2015

O sismoscópio de Zhang

Este dispositivo podia detectar sismos. Era um vaso com vários dragões de bronze na parte externa, cada um com uma bola de bronze na boca, em torno de vários sapos de bronze com as bocas abertas. Se a máquina detectava um terremoto uma das bolas se soltava e caía na boca de um dos sapos, fazendo barulho. A direção de onde viera o tremor era apontada pela bola que havia caído.
Construído por Zhang Heng no ano de 132, o dispositivo era capaz de detectar tremores que ocorriam a mais de 600 quilômetros de distância. O sismoscópio de Zhang detectava terremotos e em que direção eles tinham ocorrido, mas não media a intensidade deles como fazem os atuais sismógrafos - que não foram desenvolvidos até a sismologia ter sido "reinventada" no Ocidente, quase 1.700 anos mais tarde.
Zhang Heng é considerado o Leonardo da Vinci do Oriente, e seu currículo parece confirmar a comparação. Na maior parte de sua vida, Zhang Heng foi o astrônomo real durante a dinastia Han e desenhou um dos primeiros mapas estelares, rivalizando com o criado por Hiparco em 129 a. C. e do qual ele não tinha conhecimento.

Nenhum comentário: