18 janeiro, 2014

O Mar Sem Fim

O "Mar Sem Fim" foi um iate de propriedade do jornalista brasileiro João Lara Mesquita. Quatro pesquisadores estavam usando-o para filmar um documentário na Antártida, quando o tempo ficou ruim. Ondas altas e ventos fortes fizeram o barco se jogar para frente e para trás "como um cavalo chucro em um rodeio".
A Marinha do Chile foi contatada para o resgate por meio de seus navios na Antártida chilena, na base Presidente Eduardo Frei Montalva. Mas eles tiveram que esperar o tempo acalmar para salvar os pesquisadores e a tripulação do iate encalhado.
Eles fizeram isso na hora certa: a água gelada tinha enchido o iate! Mais tarde, esta água congelou, expandiu-se e dividiu o casco. Cercado por gelo, o barco afundou na Baía de Maxwell Ardley Cove, uma baía rasa da Antártida.
Muitas pessoas que veem esta foto vão se sentir desconfortáveis, mas eu acho que é uma metáfora para a morte.


No início de 2013, dez meses mais tarde, o proprietário do iate retornou ao local para resgatá-lo. Mergulhadores, com o auxílio de cabos e boias, fizeram o resgate. Uma vez que chegou à superfície, eles rebocaram o iate de volta à costa. Contudo, o casco quebrado e os danos por dez meses de submersão indicavam que a situação do "Mar Sem Fim" estava além dos reparos.
Você pode ver toda a história com fotos, aqui: Sometimes Interesting.

Nenhum comentário: