14 janeiro, 2014

Antes tarde...

Em 7 de dezembro de 1968, Richard Dodd, de Winamac, Indiana, devolveu um livro à  biblioteca médica da Universidade de Cincinnati.
O livro, "Medical Reports of Effects of Water — Cold and Warm — as a Remedy in Fever and Febrile Diseases, Whether Applied to the Surface of the Body or Used Internally" (Relatórios Médicos dos Efeitos da Água - Fria e Quente - como Remédio na Febre e nas Doenças Febris, Quer Aplicada na Superfície do Corpo, Quer Usada Internamente), havia sido emprestado ao bisavô de Dodd em 1823.
Foi devolvido, portanto, com 145 anos de atraso.
Dodd, cujo bisavô e avô frequentaram a Universidade de Cincinnati, tinha recebido o livro como parte de uma herança.
A biblioteca decidiu não multá-lo, o que foi uma medida acertada. A bibliotecária Cathy Hufford calculou que o valor da multa teria chegado a 22.646 dólares.

Ainda nos EUA. Outro livro – que já era dado como perdido – foi devolvido à Biblioteca de Fort Washington, depois de 55 anos.
Um exemplar de “Fire of Francis Xavier”, a biografia de um padre do século XVI, foi retirado em abril de 1958 e só agora, em 2013, retornou a seu lugar de origem.
Segundo Jennifer Zarr, responsável pela biblioteca, o livro chegou embalado em um envelope pardo acompanhado de um cheque de US$ 100, provavelmente para pagar as multas acumuladas.
A biblioteca não guarda arquivos tão antigos. Por isso, foi impossível saber o nome do esquecidinho que, há tanto tempo, pegou emprestado esse livro.
Bem, antes tarde do que nunca!

Nenhum comentário: