03 março, 2022

O voo comercial mais curto do mundo

Não há tempo para comer a bordo do voo Papa Westray - Westray. Não importa a que horas você entra no avião. Na verdade, não adiantaria muito se eles lhe dessem um pacote de amendoins, porque você teria que engoli-los de uma vez se quisesse acabar com eles antes de chegar ao local de destino. O vôo dura pouco mais de 80 segundos.

É o vôo comercial mais curto do planeta. Cobre uma distância de apenas 2,7 quilômetros entre duas das muitas ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Orkney, na costa da Escócia. O Youtuber Tom Scott viajou para contar sua experiência e certamente não ficou muito impressionado com a brevidade da experiência.

A ideia de um voo ligando as duas ilhas onde vivem respectivamente 900 e 60 habitantes parece um exagero, mas a sua existência é fruto da necessidade. O arquipélago das Orkney é formado por uma grande ilha na qual vivem cerca de 18.000 pessoas. Os outros 4.000 vivem em pequenas ilhas ao redor da principal. Construir pontes entre essas ilhas é financeiramente inviável e as balsas são lentas e não podem cobrir todas as rotas. A única resposta para ter comunicação direta entre as ilhas, como Papa Westray e Westray, é um BN-2 Islander, um pequeno e barulhento motor duplo de hélice com capacidade para apenas nove assentos.

A existência dessa rota seria impossível no setor privado. Os custos das passagens seriam simplesmente altos demais. Por isso, as passagens da Loganair, que opera essa rota, são subsidiadas pelo governo e custam apenas 18 libras. Na verdade, mesmo assim não é fácil enchê-lo completamente, por isso a Loganair opera o vôo fazendo uma escala adicional em Kirkwall (capital do arquipélago) e retornando novamente a Westray para iniciar a rota novamente. A maioria dos viajantes que fazem a viagem entre Westray e Papa Westray são turistas como o próprio Scott, que querem marcar em sua lista de conquistas a de ter feito o vôo mais curto do planeta. [ Tom Scott, GIZMODO ]

Nenhum comentário: