07 março, 2022

Fenômenos aéreos não identificados (FANIs)

Sam e Niko, que trabalham na área de efeitos visuais para filmes, analisaram alguns dos 144 vídeos de OVNIs que o Pentágono divulgou há alguns meses e sobre os quais eles disseram que "não se encontra explicação".
A realidade é muito diferente, e os especialistas precisaram apenas de alguns minutos para dar uma olhada e explicar o que cada um desses OVNIs pode ser, que eles nem mesmo chamam de OVNIs porque o termo se refere a "objeto voador não identificado" e, quando se trata de efeitos visuais devido a câmeras e sistemas de gravação, então eles "não são objetos nem voam". Portanto, eles preferem chamá-los de "fenômenos aéreos não identificados".
A lista de possíveis efeitos visuais que esses fenômenos produzem nas imagens - muitos dos quais Sam e Niko nos ensinam, em alguns minutos, como podem ser recriados com um telefone celular ou uma câmera convencional - inclui problemas com os sensores, geometrias (como triângulos) produzido pelas aberturas da câmera ou "efeito bokeh" (desfoque). Ademais, há uma série de outros efeitos devido ao monitoramento de sistemas de foco automático (rastreamento) ou paralaxe.
Outro ponto interessante se deve aos limites das câmeras digitais. Por exemplo, algumas dão pixels mais brancos quanto mais brilhante for a imagem - como nas câmeras térmicas que equipam muitas aeronaves - as quais automaticamente escurecem se excederem certos limites. Isso, por exemplo, pode produzir um "objeto preto estranho" que se parece com uma silhueta voadora, mas que, na verdade, é o reflexo da lente devido à luz solar ou a outras coisas.
Além de tudo isso, outros efeitos podem ser adicionados devido à compressão de vídeo, que produz artefatos bem conhecidos por especialistas, mas que podem se parecer, às pessoas mais crédulas, com formas de espaçonaves, dragões, Papai Noel ou algo assim. Então, todos aqueles vídeos do Pentágono não são OVNIs? Ah, que farsa!

http://www.microsiervos.com/archivo/conspiranoia/explicaciones-tecnicas-expertos-efectos-visuales-videos-ovnis-pentagono.html
imagem:  http://www.escepticos.es/webanterior/vayatimo/ovnis.jpg

N. do E.
Chame do que quiser: ceticismo, pensamento crítico, racionalidade... Mas lembre-se de quando, anos atrás, você desmontava seus brinquedos para ver como eles eram por dentro: trata-se de continuar fazendo isso por toda a vida.

Nenhum comentário: