25 março, 2022

A fobia de Spielberg

O realizador de ET e de Parque Jurássico tem uma das fobias mais frequentes. Steve Spielberg tem medo de insetos (entomofobia), sendo esta a principal razão para nunca vermos qualquer tipo de inseto em algum de seus filmes.
Você jura?
No filme "Jurassic Park", de 1993, expandiu-se a ideia de extrair DNA do aparelho digestivo de mosquitos que teriam sugado o sangue de dinossauros. Aprisionados no âmbar (seiva de árvores), esses mosquitos fossilizados conteriam no ventre material genético de dinossauros, o qual, através da clonagem, poderia ser utilizado para criar um parque temático de dinossauros.
No entanto, aquele inseto preso em âmbar não podia conter DNA de dinossauros!
Segue a explicação:
Eles precisavam de um mosquito muito grande para que parecesse "pré-histórico" e fosse também facilmente visto pelos espectadores. O mosquito-elefante (Toxorfinchitas) atendia a esses requisitos, porém não suga sangue de animais grandes. Ele se alimenta de outros mosquitos.
http://blogdopg.blogspot.com/2020/10/o-inseto-preso-em-ambar.html

Como observou Sigmund Freud, junto com a fobia frequentemente existe um impulso contrafóbico, que abriga um desejo inconsciente de confrontar e dominar o que se teme. Foi este o papel do mosquito-elefante com relação à fobia de Spielberg?

Nenhum comentário: