24 março, 2022

Ciclones

1845 - O navio Charles Heddle navegou para o norte das ilhas Maurícias e encontrou uma terrível tempestade. Velas estufadas pelo vento, eles seguiram quatro vezes ao redor do centro, no sentido horário, percorrendo centenas de quilômetros. Depois de seis dias, um céu claro permitiu que o capitão fizesse uma leitura e percebesse que, ao circularem, eles também haviam sido levados até o ponto de partida.
Lendo o registro do Charles Heddle e outros relatos dessa tempestade, o capitão inglês Henry Piddington cunhou a palavra ciclone, a partir do grego moderno kyklon ("o que se move ao redor, o que gira", de kyklos em grego, "círculo" em português; os gregos antigos não tinham esse termo) para coils of a snake (enrolamentos de uma cobra). Depois que ele usou o termo em "The Sailor's Horn-Book for the Law of Storms" (1848), ciclone tornou-se um termo comum.
(Grifos, links e a ilustração ao lado acrescentados no Blog EM.)
http://pballew.blogspot.com.br/2018/02/on-this-day-in-math-february-21.html#links

Na Wikipédia:
À medida que, pela ação do diferencial de pressões, o ar flui de um centro de altas pressões para um centro de baixas pressões é defletido pela força de Coriolis, de tal modo que os ventos circulam em espiral, isto é, no sentido anti-horário (oposto ao dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Norte e no sentido horário (igual ao dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Sul.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone

Na MPB:
Ciclone (de Adelino Moreira)
"Ela se enamorou de outro rapaz / Assim que o ciclone atingiu nossos destinos / Nenhum de nós pensou voltar atrás / Quanto orgulho! Quantos desatinos!"
http://www.letras.mus.br/nelson-goncalves/1313832/

Nenhum comentário: