10 abril, 2020

lápis x caneta (descartável)

O que é melhor para o ambiente?
O lápis é mais "ecológico", já que usa como matéria-prima principal uma fonte renovável. Mas esta característica não é o bastante. O lápis é melhor, mas desde que seja feito com madeira de origem certificada (que não seja oriunda de floresta nativa).

Durabilidade
Segundo a fábrica de canetas Bic, uma esferográfica pode desenhar uma linha de até três quilômetros. Um lápis, segundo a Faber-Castell, desenha até oito quilômetros, considerando que a grafite esteja inteira.

Apagabilidade
O lápis, claro. Antes do surgimento da borracha (que faz "dobradinha" com o lápis), as pessoas usavam para apagar a escrita, acredite: pedaços de pão velho. Mas há o lápis-borracha para apagar a tinta de caneta.
[http://blogdopg.blogspot.com/2017/04/a-breve-historia-do-lapis.html]

Quando você é autorizado a escrever de caneta na escola
Você deve estar lembrando da sensação de "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" que você teve ao deixar finalmente de escrever com lápis.

Um teste de idade: dez reações entre K-7 e K-neta
[http://blogdopg.blogspot.com/2013/03/um-teste-de-idade.html]

Por que o nome "grafite"?
A palavra grafite é derivada do verbo grego "graphain", que significa escrever. A primeira mina de grafite foi descoberta em Cumberland, na Inglaterra, no século XVI. Acreditava-se que era constituída por chumbo, tamanha a semelhança de cor entre os dois materiais. Somente no século XVIII o químico alemão Carl Wilhelm Scheele provou ser a grafite (graphite) uma forma de carbono e não chumbo (lead).
• Escreve de cabeça para baixo;
• Escreve debaixo d'água;
• Não utiliza materiais sintéticos;
• É reciclável e biodegradável;
• Pode ser facilmente apagado;
• É completamente atóxico;
• Não vaza no bolso.

De acordo com a proporção argila/grafite empregada na composição da massa, o lápis ganha características diferentes. É a partir dessa proporção que se define a graduação (dureza) do lápis. Para diferenciar os tipos de graduações, Lothar Faber criou, no século XVIII, uma escala que se tornou um padrão internacional.

Num vídeo que dura 6 segundos não há tempo para muita besteira:
SOU SEU RAPAZ DO LÁPIS N.º 2

Atenção: a grafite (do lápis) ≠ o grafite (aportuguesamento do italiano graffiti, plural de graffito).

Nenhum comentário: