22 abril, 2020

Novas maneiras de avaliar a hidrosfera e a atmosfera

Esta ilustração mostra o volume de toda a água líquida do mundo se colocada na forma de uma esfera (verde) e o volume da atmosfera (rosa) se todo o ar estivesse ao nível do mar.
Adam Nieman, Science Photo Library


Recentemente, tomei consciência dos fascinantes esforços de Adam Nieman para ajudar a sociedade a apreciar os desafios ambientais de maneiras novas, visualizando volumes que, de outra forma, são abstrações. Em 2003, ele criou a imagem acima, ilustrando o volume dos oceanos e da atmosfera do mundo, tornando-os esferas próximas à Terra, em vez de se espalharem pela superfície.
Aos meus olhos, isso ajuda a transmitir poderosamente a natureza finita destes ativos globais compartilhados. Em geral, acho que há grande mérito em conceber e testar novas maneiras de se comunicar visualmente sobre os problemas fundamentais deste planeta (energia e clima, população e consumo, a relação entre os seres humanos e outras formas de vida).
Ultimamente, Adam Nieman está focado no problema do dióxido de carbono, desenvolvendo uma variedade de maneiras de visualizar os cerca de 80 milhões de toneladas de gases do efeito estufa emitidos diariamente por atividades humanas.

======================================================================

22/04/2020
O Google celebra o Dia da Terra com um doodle interativo em que mostra o poder das abelhas e como elas, através da polinização, ajudam nosso ecossistema a sobreviver.

Nenhum comentário: