04 abril, 2020

O isolamento verbal do novo coronavírus

FOLHAPRESS - Nesta terça-feira (31), o ditador Gurbanguly Berdymukhamedov (foto) baniu o uso da palavra coronavírus no Turcomenistão. A proibição vale tanto para publicações oficiais como para a imprensa independente - que quase não existe por lá - e até mesmo para os cidadãos turcomanos.
A polícia pode prender, por exemplo, qualquer pessoa que use a palavra em algum local público, mesmo que seja apenas durante uma conversa com amigos.
Berdymukhamedov, 62, comanda o país desde 2007, sendo conhecido por suas excentricidades. O ditador tem uma verdadeira obsessão por cavalos, a ponto de decorar todo seu gabinete com motivos equinos. Ele também adora videoclipes com a estética dos anos 1980 e 1990, tendo estrelado em vários deles.
Localizado na Ásia Central, o Turcomenistão é um ex-integrante da União Soviética e um dos países mais fechados do planeta, sendo muitas vezes comparado à Coreia do Norte. O país é o último colocado no ranking de liberdade de imprensa feito pela ONG Repórteres Sem Fronteiras e o penúltimo no ranking de liberdade global feito pela Freedom House, entidade com sede em Washington.
Organizações de direitos humanos já denunciaram o regime de Berdymukhamedov pelo desaparecimento de dissidentes e por fraudes eleitorais.Em sua última reeleição, em 2017, ele recebeu 97.69% dos votos.

Fonte: Notícias ao Minuto

Na lista de excentricidades do ditador: O Turcomenistão branco

Nenhum comentário: